quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tudo tem um começo…

Nosso VISTO acabou de chegar, muitas emoções, estamos em casa e não paramos de sorrir e pular...hehehe

Nestes primeiros posts vamos falar um pouco de tudo, sobre a notícia da viagem, planejamento e organização, sobre nós, nossa família, as angústias e expectativas para essa aventura de viver um ano num país onde não conhecemos ninguém, longe de toda nossa família e amigos...Espero que aventurem-se conosco neste novo horizonte de nossas vidas!!!!
Há +ou- três anos estamos planejando essa viagem de estudos e aventuras pela Europa, iniciando mais precisamente em Bristol cidade ao sudoeste da Inglaterra, onde vamos morar  e estudar. O Alexandre irá fazer seu doutorado sanduíche em Neurofarmacologia e eu vou intensificar meu English, e tentar fazer um curso na minha área, se tudo der certo.

Quando o Ale recebeu a proposta do sanduíche foi em 2008, então tivemos um bom tempo para pensar em muitas coisas (mas isso não é sinal de “organização”, pois como bons brasileiros, sempre deixamos as coisas pra cima da hora (embora existam coisas que só dá pra fazer em cima da hora mesmo... e haja coração para enfrentar tanto tempo na expectativa e espera). Nesse período, muita água rolou: nos mudamos, nos casamos, formatura, mestrado, saúde, doenças, família.... E aqui estamos nós, para tentar contar um pouco dessa experiência.
Quem vai estudar no exterior com auxílio de uma bolsa de estudos (como as do CNPq ou CAPES), tem de aguardar o resultado da bolsa (esperar mesmo, pois demoraaaa sair o resultado). Se os planos são levar junto seu parceiro ou parceira, a bolsa tem que ser de 1 ano, pois a bolsa de 6 meses não permite dependentes. E se a bolsa que tens é de 1 ano, ok! podes levar sua esposa ou esposo. Porém, se não são casados, você precisa comprovar uma relação estável. Isso quer dizer que é necessário fazer uma declaração e registrar no cartório, para esta ter validade.
Dependendo do centro de pesquisa que dará a bolsa (ou da universidade de destino) você precisará comprovar proficiência na língua estrangeira (na língua inglesa, provas de nivelamento como TOFFEL e o IELTS). No nosso caso, o Ale fez a prova do IELTS, realizada na Cultura Inglesa. Vale ressaltar que essa prova não é feita em todas as cidades e também não é realizada muitas vezes por ano.
Graças a Deus o resultado dá prova foi positivo, e enquanto isso eu estava fazendo minhas aulas de inglês na AMAZING (Diego, Leo, Felipe, Michel, Aline, Mari...Thank you!!!).
Mas muitas coisas ainda tem que se resolver para a viagem se concretizar. O contato com o orientador no exterior é fundamental, pois normalmente é ele quem te dará as instruções necessárias e fornecerá documentos e certificados obrigatórios para a obtenção do visto (mais adiante faremos um post sobre a “Novela do Visto”).
Depois da confirmação da bolsa, contato com orientador e o visto nas mãos, devemos organizar as coisas como: casa, carro e trabalho. No nosso caso resolvemos deixar o nosso apto (pois é alugado), vendemos nosso carro (com um aperto no coração), e em relação ao emprego, como eu já havia saído em dezembro, estávamos tranquilos... Sendo assim, consegui participar mais dos preparativos e organização das coisas como mudança, papéis, compras e claro, a criação deste blog.
Quando as coisas começam a se encaminhar você começa a sentir um friozinho na barriga, mas a tensão maior está na espera pelo VISTO, muiiiiitooosss documentos para arrumar, entrevista para marcar, gastar uma grana com o pagamento do visto e com a viagem para entrevista (se vc não mora em SP, RJ ou Brasília) e pensar que  isso pode não dar certo...Ui, que gastura!!!! Procuramos informações em blogs (alguns já indicados aí na barra lateral), com amigos que já viveram na Europa ou que estão por lá, sites e comunidades no Orkut, tudo que pudesse nos ajudar (além do site do consulado) na organização de documentos, passagens aéreas, imigração, malas (o que levar, o que não levar, como arrumar) etc etc.
No sítio com cunhado mais toda a família.

Sobre nossa amada família, queríamos dedicar todo nosso tempo disponível com eles (enquanto esperávamos a data da viagem) então era um final de semana com os pais do Ale, outro com os meus pais, e outro todos juntos e algumas vezes durante a semana também, pois meus pais estavam de mudança e fomos ajudá-los. Teríamos de passar por uma grande adaptação para enfrentar este ano afastado deles...
Pais do Ale...Sogros queridos!!!

Pai e mãe, minha formatura!!
Gostaria de poder contar tuuudo nos mínimos detalhes, mas esse post já está imenso, então por hoje é só, no próximo vamos falar sobre o tão desejado VISTO.
Até lá!!!

11 comentários:

  1. Meus primos meus amores, nem foram ainda e já estou com saudades...
    Mas estarei seguindo vcs..Sempre..
    Eu amo vcs...
    Desejo muito sucesso na EUROPA,para vcs..
    Muitos bjs essa semana vou aproveitar para curtir muito a presença de vcs aqui comigo..

    ResponderExcluir
  2. Amamos vcs tb primos amados!!!
    E já estamos com saudades, espero que através deste blog possamos diminuir a nossa distância...
    Todos os dias colocarei coisas novas para vcs nos seguirem aonde formos.
    Bjos millll

    ResponderExcluir
  3. Fê!!
    Adorei o blog!!! Que esta nova fase da vida de vocês seja trilhada com muito sucesso!!
    beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Mto legal o blog! Assim poderemos viajar junto com vcs hehe
    “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver" Amir Klink
    Uma maravilhosaaa viagem pra vcs! Aproveitem mtoo!!!!!
    E vamos estar acompanhando pelo blog.. hehe
    Beijoosss

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Jaja...
    Sucesso a todos nós!!!Estaremos te esperando por lá...Bjocas milll

    ResponderExcluir
  6. Bru...Obrigada!!!!Ensina a tia e o tio a comentar...Sentiremos muitas saudades!!!MAs através do blog vamos diminuir essa distância...Bjossss

    ResponderExcluir
  7. O pai tem a liberdade de dizer que se sente realizado através de tua realização.Além do horizonte muitas vezes depositamos nossas esperanças,mas,sempre com o aval de Deus que nos dá forças e fé e tbém esperança de dias melhores.Vá em frente minha filha e seja feliz com teu esposo,e,que esta felicidade se estenda a tdos nós,pais e parentes que torcem por ti.Bjos e saudades desde já.

    ResponderExcluir
  8. Pai, amamos vcs sempre!!!
    E neste tempo que estivermos longe, vc sabe que estamos bem pertinho, a cada batida do seu e dos nossos corações...Sentiremos saudades a cada dia, mas como vc disse essa realização e felicidade se estende a todos vcs que nos amam...Se cuidem né, senão puxo a orelha na volta...hehehe
    Bjos milllll

    ResponderExcluir
  9. Tua mamis Três palavras resume o que já estou sentindo.SAUDADES,SAUDADES e SAUDADES.....Mais feliz pela oportunidade que vocês terão em poder ir além do horizonte.Em busca dos seus objetivos e sonhos,que esse novo desafio na vida profissional e pessoal de vocês.sejam bem aproveitada em todos os aspecto.Que venham sempre ser felizes e com a certeza que Deus está e estará no controle de tudo.estamos aqui orando e na torcida por vocês voltar logo e felizes.beijos.amamos

    ResponderExcluir
  10. amados adorei as fotos curtam bastante tudo vcs merecem!!!!
    muitas saudades mas feliz por essa realizaçao de vcs bjossssssssssssss te amamos. saude e toda felicidade pra vcs

    ResponderExcluir
  11. Jujuuuuuu... Ameiiii, vcs por aquiii!!!
    Saudades milll de todos vcs. Nossa quantas saudades!!! Amei saber que vcs estão acompanhando o blog. Continuem assimm. Bjo grande amamos muito

    ResponderExcluir