terça-feira, 16 de agosto de 2011

Verona - Veneza

Verona é uma cidade encantadora, pequena e cheia de histórias, assim como as anteriores que visitamos. É conhecida como La Piccola Roma e têm aproximadamente 260 mil habitantes. Mundialmente conhecida por ter sido o suposto cenário da tragédia romântica mais famosa do mundo: Romeu e Julieta (uma das razões que me levou a conhecer Verona e tambem ao fato de ter adorado o filme “Letters to Juliet”, que foi gravado boa parte na casa da Julieta). E pra quem não sabe, Romeu também tem a sua casa em Verona, só que está fechada para visitação. Mas vale a pena dar uma passadinha por lá. Logo em frente à casa do Romeu, tem a suposta capela onde teria sido realizado o casamento dos dois pombinhos. Uma das pontes mais impressionantes de Verona é a Ponte Pietra, que tem um majestoso portal além da vista que nos reserva após cruzá-la (a ponte é esplendorosa!!), e se você subir até o Castelo San Pietro, melhor ainda, pois a vista reserva a beleza das torres, igrejas, as ruínas do anfiteatro romano e o Rio Adige, essa beleza toda explica a inspiração de Willian Shakespeare.
Nossa programação por Verona começava nada mais, nada menos com a Opera Aida de Giuseppe Verdi na Arena di Verona, construída no séc. 1 , um dos maiores anfiteatros do mundo. Foi palco de execuções na  Idade Média, hoje abriga 22 mil pessoas para seus espetáculos de ópera. Estávamos realmente empolgados. Até chegarmos a Verona e ser recebido com nosso primeiro dia de chuva. De empolgados para preocupados, pois ficaríamos 4 dias em Verona, mas se estivesse chovendo até o horário do show começar, o show seria suspenso. E infelizmente se isso acontecesse, nós não poderíamos trocar os tickets para um próximo dia, teríamos apenas nosso dinheiro reembolsado. Massss, como tudo estava fluindo a nosso favor, 15 minutos antes de ser decidido se o show seria suspenso, a chuva PAROU!!! YAYYYYY. Então pudemos vivenciar um dos momentos mais incríveis de nossa viagem. Sem palavras para descrever o sentimento que aquela arena proporciona, por sua acústica, com aqueles tenores e sopranos cantando, e sua beleza histórica. Começamos muito bem!!!

Nosso segundo dia nos reservava uma visita a Veneza. 


O dia estava ensolarado, a temperatura beirava aos 40°C, nada mais perfeito para Veneza. Pegamos o trem na estação Porta Nuova e levamos mais ou menos 1 hora, de pé até a metade do caminho, pois o trem estava lotado (e sem ar condicionado). Mas tudo bem, estávamos indo pra Veneza...hehehe. A estação fica de frente para o Grande Canal, e ele realmente é imenso. Uma multidão se aglomerava para pegarem os vaporetos, que são as embarcações que servem como transporte público, e não são nada baratos. Mas queríamos caminhar para nos aventurar por Veneza. Assim como é emocionante, tambem é mais fácil ainda se perder pelas “labirínticas” ruelas de Veneza. Existem algumas placas espalhadas pela cidade para indicar como chegar aos principais pontos como a Piazza San Marco, estação de trem, pontes Rialto e Accademia, mas foi inevitável nos perdermos por aquelas ruelas, e mais de uma vez, mas quem tem boca vai a Roma!!! Hehehe.
A Piazza San Marco é linda, e disputada quase aos tapas por milhões de turistas e pombos. É uma grande praça cercada por museus e prédios históricos, na qual se destaca a imponente Basílica di San Marco, e você não paga para visitar (mas também não pode estar de ombros ou pernas de fora). Foi construída no séc. 9 para guardar o corpo de San Marco, e dentro está o Tesouro dela Basílica, esse você precisa pagar para entrar, mas vale a pena. Ao lado da Basílica está o Palazzo Ducale, reconstruído no séc.14 após um incêndio, possui elegantes arcadas góticas. Foi residencia oficial de duques, sede do governo e prisão. Não visitamos o palácio, pois além da fila imensa, queríamos ter a experiência de presenciar as obras de Dalí, Miró, Picasso, Chagall e outros na Fondazione Peggy Guggenheim, e nosso tempo era meio curto. Então, cruzamos a Ponte dell’Accademia e logo  a esquerda estava o Palácio da norte-americana Peggy Guggenheim, considerada uma das maiores colecionadoras de obras de arte moderna do séc. 20. Ela comprou esse palácio em frente ao Grande Canal, e viveu ali por 30 anos. Durante o passeio no interior do palácio, tem fotos que mostram como era cada cômodo na época em que Peggy vivia lá. Poder admirar as obras de brilhantes artistas, os quais eu mencionei antes, é realmente um momento único. Depois desta visita fomos à busca das tão famosas máscaras de Veneza, pois não poderia deixar de levar uma como recordação. No caminho, nos deparamos com um artista pintando um quadro e resolvemos parar para observá-lo. Acabamos não resistindo e compramos a arte. Ficou muito bom!!! Almoçamos em um restaurante de frente pro Grande Canal, e nos perdemos mais um pouco pelas ruelas de Veneza. E não  posso deixar de falar das tão famosas Gôndolas, elas são lindas mesmo, com seus gôndoleiros remando e cantando pra que o momento se torne mais romântico e perfeito. Presenciamos muitas gôndolas, até engarrafamento de gôndolas, mas andar...Ficou pra uma próxima!!! Posso dizer que Veneza merece mais que um dia para poder desfrutar de todo aquele frescor histórico, mas como dedicamos apenas um, estava na hora de voltarmos para Verona.

De volta a Verona, fomos no outro dia conhecer a Casa da Julieta que é fascinante, ainda mais quando você é romântico. Realizei todos os meus sonhos, e o Alexandre também...hehe. Tiramos uma foto com a estátua de bronze de Julieta, o Alexandre assim como todo mundo também não perdeu a oportunidade de alisar o seio da Julieta. Ok, por mim tudo bem já que ela era de Bronze mesmo!!!hauhauhau. Pude subir até o balcão, e chamar por Romeu: Romeu, Romeu... Onde estás Romeu? No dia que fomos até lá, teria um casamento na casa da Julieta (isso mesmo eles realizam casamento em uma das salas da casa). Muito legal, gostei tanto que voltei outro dia! Também visitamos a Tumba de Julieta, que fica a mais ou menos uns 15 minutos a pé da casa.
Voltamos depois até Piazza delle Erbe que reserva muitas belezas, como a Fontana di Madonna Verona, ao fundo o Palazzo Maffei e a Torre dei Gardello, edificada em 1370. Além de uma feira, com muitas variedades típicas da região. A Piazza dei Signori fica logo ao lado, nela está o Scalla dela Ragione (Palácio do Governo) com sua medieval Torre di Lamberti. Para visitar o Giardino Giusti, eu aconselho ir após o Theatro Romano, pois fica perto, uma caminhada de 10 minutos também. É um jardim imenso do séc. 16, com esculturas mitológicas e muito verde.
De Verona partimos para Milão, só que antes pegamos uma pequena greve de ônibus e trem na cidade. Para nós não foi muito problema, pois tivemos muita sorte de encontrar italianos muito prestativos em nossa estadia em Verona. Primeiro quando fomos ao show na Arena, fomos despreparados, para o frio e a chuva, mas o casal do nosso lado, muitíssimo educado nos emprestou uma coberta para que nos cobrissemos durante o show. O dono do hotel que ficamos nos levou de carro até a Arena para que não pegássemos chuva. Depois no dia de irmos pra Milão, com a greve, estávamos nos sentindo perdidos no meio daquele povo na estação de trem, até que uma moça italiana nos ajudou a encontrar um trem que não nos atrasasse e que estivesse disponível para nossa viagem, pois a greve estava prevista até as 9hs da noite.  
Verona nos deixou ótimas impressões!
Dicas:
Hotel: Nós nos hospedamos na Casa Magnani Affittacamaere, e indicamos com louvor. O Lugar é um pouco afastado dos pontos turísticos, não fomos a pé nenhuma vez, mas o ônibus passa na esquina. O lugar é supreendentemente aconchegante, confortável, limpo, organizado, além de o proprietário fazer você se sentir em casa e fazer de tudo para que você se sinta bem recebido, fazendo de tudo para facilitar sua vida. Por exemplo, no dia que chegamos como disse antes, estava chovendo e tínhamos o show de ópera para assistir, então ele se ofereceu para nos levar até a Arena e nos buscar se fosse preciso. Sem falar que no último dia nos ajudou levando nossas malas até a estação de trem para que pudéssemos curtir nosso último dia em Verona. Simplesmente demais!!!! Valeu Massimo.
Restaurantes: Fica na Piazza Brà Molinari, a comida é uma delícia e tem um terraço de frente para o rio Adige e o Theatro Romano. (Não lembro o nome, mas prometo que vou procurar). O outro é D-I-V-I-N-O: Pizzeria Trattoria El Capitel, atendimento impecável, comida maravilhosa, fica afastado do centro, mas vale muito a pena. Quase do lado do nosso hotel, na Via San Martino!
Sapatos: Não esqueça, leve sempre um calçado confortável, pois a beleza em conhecer as cidades na Itália está em percorrer suas ruelas e se perder por elas.






Piazza delle Erbe, Palazzo Mafei e a Torre del Gardello

Torre dei Lamberti

Casa da Julieta, Balcão.



Olha a cara de feliz do Ale!!!hehe


Primeira porta de entrada para Verona.

Ruínas da cidade antiga

Tumba de Julieta

William Shakespeare


A tumba


A deliciosa pizza do restaurante que eu esqueci o nome... hehe

Vista da Ponte Pietra


Vista do Castelo San Pietro


Nas Ruínas do Teatro Romano

Vista para o Duomo de Verona


Vista para o Giardino Giusti

Castelo San Pietro

Giardino Giusti

Piazza delle Erbe, Fontana di Madonna Verona.

VENEZA

Gôndolas

As famosas Máscaras

Piazza San Marco

Ao fundo Básilica di San Marco

Um pouco do Tesoro della Basílica

Atrás dessa multidão, Palazzo Ducale


Grande Canal


Nesse prédio da minha frente foi gravado o filme: O Turista, com Angelina Jolie e Johnny Depp

Fondazione Peggy Guggenheim, sem fotos do interior.

O artista do nosso quadro... Muito Bom!!!

De volta a VERONA -  Casa do Romeu



Capela do provável casamento

Piazza dei Signori, Estátua de Dante Alighieri

Outra ângulo da Torre dei Lamberti

2° dia de visitação à CASA DA JULIETA




Um pouco das muralhas de Verona

E, esperando o inicio da ópera... Detalhe, fotinhos do celular porque esquecemos a máquina no hotel!!!


Emocionante...AWESOME!!!


3 comentários:

  1. Adorei tudo! eu quero ir a Verona =)Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Oi enfa!!! As fotus estão maravilhosas!!! Max o lugar tb ajuda neh?! rsrsrsrs Aproveita muuuiiitttooo!!! Qdo voltas? Ou vax ficar por aí? tô dandu aula como enfa no pró-sa´de e ainda como tec no caridade... achu que vou me aposentar por lá!!! rsrsrsrs
    Bjão guria... e ótima viagem pros dois!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Tata,
    Sim os lugares ajudam 100%...hehehe...É tudo divinamente lindo!!! Ano que vem se Deus quiser estarei de volta, vê se vira logo enfermeira no caridade pra me contratar na volta...hauhau...Bjos

    ResponderExcluir