domingo, 18 de setembro de 2011

Amsterdam Part II

Nosso último dia de passeio por Amsterdam começou com um café da manhã no Amstel Hoeck, com direito a típica torta de maçã holandesa (Appel  gebak met slagroom). De lá fomos “abrir as portas” do famoso Mercado das Pulgas. Fica entre Rembrandtplein e a Waterlooplein, e é um lugar onde encontra-se de tudo, desde livros antigos aos mais novos, cd’s, dvd’s, Lp’s, roupas, antiguidades e até pirulito de maconha. Pra quem não sabe o uso da maconha é liberado na Holanda. Sabendo-se que pode ser vendida somente dentro dos coffeshops e ser consumida no recinto. Mas o pirulito vendido na feira tinha uma quantidade insignificante, por isso pode ser vendido neste lugar, e já vou contando que provamos o pirulito, afinal todo mundo tem curiosidade para saber que sabor tem. Bom, posso dizer que é um gosto suave de capim... hauhauhau!



Depois de caminharmos pelo mercado das pulgas e curtir um solzinho gostoso, fomos para o Mercado das Flores. Próximo a Leidstraat tem um mercado de flores lindíssimo, ficamos encantados com a variedade de flores e bulbos de diferentes plantas (inclusive semente de maconha), principalmente tulipas. Meu sogro e minha sogra ficaram apaixonados por tudo aquilo (e com a mão coçando para levar alguns bulbos na mala, mas por medida de segurança resolveram deixar). Mas essas sementes podem ser encomendadas via internet, e isso foi uma boa saída.

Depois dessa maravilhosa visita fomos almoçar na Leidstraat e então dar umas voltas pelos arredores para conhecer a Dam Square e seus majestosos prédios históricos como De Nieuwe Kerk, igreja famosa por suas famosas exposições; o Paleis – Palácio Real, construído entre 1648 e 1665, considerado um dos prédios históricos mais importantes das Holanda e seguindo o caminho para a Casa de Anne Frank, a Westerkerk, igreja protestante oficialmente inaugurada no domingo de pentecostes em 1631. É uma das mais antigas igrejas em serviço protestante da Holanda. Sua torre ostenta o símbolo da coroa imperial de Maximiliano da Áustria, que foi um presente para a cidade como gratidão pelo apoio dado aos príncipes Austro-borgonhesa. Ela inspirou muitas canções e poemas e continua sendo um símbolo para a cidade. Rembrandt, um dos pintores mais famosos do mundo, foi sepultado nesta igreja. Queríamos muito ter visitado a igreja só que teria um concerto nesta noite e a igreja estava fechada para visitação. Mas com certeza se tivermos outra oportunidade retornaremos lá.

Com hora marcada e com os ingressos em mãos fomos para a casa de Anne Frank. Resumindo um pouco a história de Anne Frank, pode-se dizer que Annelisse Maria Frank (1929-1945) foi uma adolescente sonhadora, que acreditava num mundo melhor, que acreditava no amor e que não guardava os seus pensamentos para si. Era alemã de origem judaica, foi vítima do holocausto e acabou morrendo aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ficou mundialmente famosa com a publicação póstuma do seu diário, no qual escrevia as experiências vividas por ela, sua família e alguns amigos no período em que se esconderam da perseguição aos judeus dos Países Baixos. Então, foi neste lugar que fomos fazer um pequeno tour, onde se acompanha todos os momentos vividos por Anne Frank e sua família ao percorrer os cômodos do lugar onde foi a fabrica do pai Otto Frank, até chegar à pequena e estreita escada que levava até o esconderijo. Apesar do tempo, conseguiram conservar nas paredes alguns recortes de retratos colados por Anne Frank e sua irmã. E tudo fica muito real enquanto você percorre os quartos, com muitas coisas preservadas. Acompanha-se através de um vídeo o depoimento do único sobrevivente da família Frank ao holocausto, Otto Frank (1889-1980). Aconselho a todos que gostariam de fazer essa visita, que leiam o livro ou assistam ao filme antes, com certeza a experiência será incrível.

Nosso próximo ponto turístico: Red Light District. Conhecido como o bairro das luzes vermelhas e das vitrines onde muitas garotas, mulheres e até mesmo senhoras, oferecem legalmente os seus “serviços”. Vocês entenderam o serviço né?! Então, isso mesmo, legalmente, pois não só em Amsterdam, mas em toda a Holanda essas garotas têm garantido pelo governo holandês assistência médica, direitos trabalhistas e também fiscalização para boas condições de trabalho. Bom, do ditado: “Nesse mundo se vê coisa”... Chegamos ao lugar onde se vê muitas coisas, aquelas que só Amsterdam tem. Mas é um ponto turístico, e muito bem movimentado e frequentado. Todos que vão a Amsterdam querem dar uma passadinha por lá para ver o que acontece. E realmente acontece!!!  Mas por favor, não se assuste, já vou avisando que a classe e a beleza passaram longe deste lugar.
Para finalizarmos nossa tarde de passeio fomos dar uma volta de tran para o outro lado da cidade (o lado não turístico). Podemos com certeza dizer que tem muitas outras belezas. Amsterdam é linda dos dois lados, com muito verde, muitos parques e praças. Uma cidade realmente viva!
Claro que mais uma ida à Häagen-Dazs e no De Maria não ficaram de fora da nossa última noite. Granfinale!!!

Esse passeio foi demais, pela cidade maravilhosa e pelas nossas amadas companhias.
Muito Obrigada por estarem conosco sogro e sogra, será realmente inesquecível!!!!

A todos que nos acompanharam nessa viagem através do blog, não percam as próximas...
Até

Frutinhas básicas




Lá também vendem Cannabis (semente de maconha)


Os famosos coffeeshops



Mercado das pulgas


Pirulitinho de Cannabis...rsrs

Fazendo um experimento... hauhau

Meu sogrinho também provou... hihi





Dam Square


Estátua da Anne Frank

Ale tocando a campainha da casa de Anne 


Deliciosa casa de chocolates: Bomboni Puccini



Paleis - Royal Palace Amsterdam



Frente da casa de Anne Frank




Red Light District




Rembrandtplein



6 comentários:

  1. Oi,amores,Eu aqui de novo Pois não poderia ser diferente né?Pois seus blog.É uma janela para experiências e oportunidade,para que tem a curiosidades de saber alguma coisa sobre outras culturas e costumes.Filha se vc não fosse uma profissional, espelho de competência, e dedicação, como você é na profissão que você escolheu como enfermeira.Eu diria que seriá um ótimo negócio envestir no turismo.Mais mesmo assim não sendo essa tua área profissional,é muito gratificante para vcs em todos os aspectos,uma ampla bagagem cultural......Filha, estou encantada com tanta beleza de mais um lugar,cheio de historias e culturas diferentes."Olha fiquei de olho em você"quando falou dos pirulitos de maconha ai,ai,ai,ainda bem que és uma menina de bons pricipios e esava na companhia de pessoas maravilhosas e de ótimos pricipios como você. KKKK bricadeirinha né filha pois,sei que estão vivendo momentos únicos,aproveitem,torne inesquecivel cada momento.Isso é bênção, na prosperidade e resultado do companheirismo diário com Deus.Tudo muito lindo!!!As fotos como sempre os fatos e historias essas que cada vez que vc posta no seu blog.Consigo viver essas aventuras com vocês.Clamo meus amores que se não fosse por motivos de saúde estaria ai com vcs eu eo papis,para usufruir e desfrutar dessas maravilhosas aventuras.Uh já ficamos sabendo, que no retorno do seus sogros, para o Brasil ou melhor aqui para Santa Catarina.Veio junto com eles na bagagem uma mala cheia de mimos para eu eo papis.Obrigada!!!!Mais o melhor disso tudo é saber que estão bem.Aproveitando o máximo nos estudos e para conhecer,outros paises e culturas tendo conhecimento isso é de suma importância ,isso é muito bom em aspectos de formação cultural e históricos....Estamos como sempre e não poderia ser diferente com muita saudades de vocês...Beijos amamos sempre!!!!MAMIS.

    ResponderExcluir
  2. Anne Frank,torta de maça,pirulito estranho,sorvetes,Rembrandt,chocolate,Red light district,Multatuli,Carruagens,Dam Square,Mercado das Pulgas,Coffeeshops,flores,frutas,ufa,quanta coisa!!!Esse café gostaria de provar.O pirulito,talvez.Torta de maça e sorvetes.Chega.Já estou satisfeito.Quem sabe agora uma volta de carruagem.Nossos amigos Arliones e Bete se deliciaram,claro,para isso foram até aí.Já regressaram e foi tudo bem.Mas as novidades,sabemos,irão continuar a chegar até nós.Esta parecendo uma viagem fantástica sem sairmos do lugar.Que bom.Tanta novidade num mundo tão pequeno.Muito ainda queremos saber deste lado deste planeta.Mantenham-nos informados como sempre tem feito.Um grande abraço para vcs meus filhos.Papis.Tchau

    ResponderExcluir
  3. Nosso passeio foi maravilhos, porém, a coisa mais bonita é ter vocês ao nosso lado. Beijos Arliones.

    ResponderExcluir
  4. Lindas as fotosss Fer!!Que linda que é a mãe do Ale!
    Gostei do "gosto suave de capim"!!A Thereza trouxe umas balinhas de lá...tb achei com gosto de mato!Hehehe!!!Beijocass
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meu sogro querido... Realmente o que embelezou a viagem foram as companhias!!! Bjos mil

    ResponderExcluir
  6. Anaaaa,
    Obrigada minha sogra realmente é muito linda...
    quanto aos docinhos da ervinha, hihihi, realmente tem gosto de mato!!!rsrsrs... bjos millll
    continue nos acompanhando vem muitas novidades mais...

    ResponderExcluir