terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval, SEM CARNAVAL!!!


Pela primeira vez em nossas vidas estamos fora do Brasil na época de carnaval. Pra ser sincera, este não foi meu primeiro carnaval sem carnaval. Desde criança aprendi que o carnaval é uma época para refletir, descansar e obter conhecimentos (históricos, religiosos, esportivos sejam eles qual for, mas que acrescente alguma coisa boa em nossas vidas).
Nessa semana de carnaval no Brasil, uma das poucas coisas interessantes que li na mídia, foi sobre o repórter Danilo Gentili. Não o acho o dono da verdade, nem que fale sempre as coisas certas, muito menos na hora certa, mas dessa vez gostei do que ele falou:

Queria ser presidente um dia. Faria uma lei que anulasse o carnaval em prol da nação. Argumentos lógicos não me faltam: Diminuição de acidentes, menor índice de HIV positivo; melhorar imagem do país no exterior, cortar semana ociosa para que aumentemos nossa renda, valorizar a imagem da mulher brasileira, investir os 2 bilhões por ano do carnaval em educação, diminuir consumo de drogas nesse período. Acho que não teria o apoio popular para isso. Já tivemos presidentes que afundaram a educação, a habitação, a reforma agrária, a inflação, a renda familiar, empregos, e até mesmo que roubou nossa poupança. Ninguém reclamou. Porém se eu acabasse com o carnaval certamente me matariam. Mesmo sabendo o risco que corro, aceitaria essa missão suicida, afinal, é melhor morrer no país do carnaval do que viver no carnaval desse país”.

Seria uma grande iniciativa, se isso realmente acontecesse. Afinal, a intenção é a solução de vários problemas do nosso país. Mas tem também quem diga que o carnaval traz muitos lucros para o país, então o que dizer sobre o assunto. Ok, muitos podem dizer: “é muito fácil falar, quero ver fazer”. Até concordo (parcialmente), pois quando se está falando de uma parte da cultura do seu país e que está enraizada há muitos anos, as coisas se tornam mais difíceis (mas não impossíveis!). A história é escrita durante os tempos, o que está escrito, está escrito, mas o que está por vir somos nós que “escreveremos”.
Os brasileiros nascem sabendo que pertencem ao país do carnaval e do futebol.  E o mais triste de tudo isso é saber que o resto do mundo também só pensa isso do Brasil – Carnaval, futebol e mulher pelada!!! (não deveria, mas estou generalizando). Então porque não sonhar com um futuro um pouco diferente enfatizando as tantas maravilhas naturais e históricas do nosso país.
Uma pesquisa sobre o carnaval, realizada pelo Ibope Inteligência, na internet, comprovou que 74% dos brasileiros preferem descansar no carnaval enquanto 16% gostam de festejar, os outros 10% não foram relatados na pesquisa. O quanto isso é verdade eu não sei, mas se realmente esses números são verdadeiros, eu me pergunto: Será que a semente já foi plantada? Então, quem passa a imagem de que o Brasil é só carnaval e futebol?
As pessoas gostam do carnaval de diferentes formas e por diferentes motivos. Umas pelo prazer de festejar, outras pelo feriado prolongado, e neste último grupo podemos acrescentar aqueles que não gostam do carnaval, mas curtem a oportunidade de não ter que cumprir com nenhuma responsabilidade cotidiana.
Sempre pensei que o Carnaval fosse originário do Brasil, assim como achava que o futebol também era (rsrsrs).... Mas estava errada!
O carnaval originou-se na Grécia entre os anos de 520 a 600 A.C. . Era através do carnaval que os gregos realizavam cultos de agradecimento pela fertilidade do solo e da produção. A partir de 590 D.C. a igreja católica adotou à comemoração (hoje conhecida como semana santa) como um “adeus a vida carnal” do latim “carnis valles” (prazeres da carne) dando origem ao nome Carnaval. Durante o período de carnaval cada cidade comemorava aos seus costumes. Foi no séc. XIX que surgiram os desfiles com fantasias, incentivados pela sociedade vitoriana, na cidade de Paris. E foram os portugueses que trouxeram o carnaval para o Brasil, no final do século XVIII, quando a corte portuguesa mudou-se para o Rio de Janeiro.
O povo brasileiro com sua extrema criatividade e alegria ( pra mim, as vezes, um tanto quanto deslumbrado) conseguiu transformar o carnaval em uma grande festa, sendo hoje o maior carnaval do mundo (constando até no Guinness Book).
O carnaval continua sendo comemorado pelos países europeus, porém em uma proporção menor de gastos e de público. Na Inglaterra a data é comemorada no mês de agosto, por ser um mês mais quente. Em Londres tem o famoso Carnaval de Notting Hill, que teve origem no ano de 1960, e foi usado por imigrantes como meio de manifestação por serem discriminados.
Estar fora do Brasil no carnaval, foi uma experiência em particular muito boa. A vida segue num ritmo normal, sem qualquer tipo de estresse ou preocupação, do tipo: quanto tempo vou levar para chegar em casa por causa do trânsito infernal nas rodovias ou até mesmo dentro da cidade; em que lugar vou procurar atendimento médico se for necessário, pois muitas clinicas fecham e os hospitais/emergências estão lotados com moradores e um grande número de turistas; será que minha casa estará segura se eu viajar; qual supermercado deve estar aberto nesse feriadão; entre muitas outras coisas.
Claro que isso é apenas minha opinião... rsrs
Mas com certeza recomendo um carnaval sem carnaval!!!
Um beijo grande
Até o próximo post

8 comentários:

  1. Olá Fe e Ale. Adorei o post.Muito legal conhecer a origem do carnaval. Mas com certeza o Carnaval sem Carnaval é muito bom. Nunca gostei do agito do Carnaval. Mesmo para quem deseja descansar, a televisão fica impossível de assistir. As propagandas começam já no início do ano. E o jornalismo é ridículo, deixando de passar notícias importantes para mostrar somente as festas. Infelizmente acho impossível extinguir essa festa, uma vez que gira muito dinheiro em torno disso. Mas sempre me preocupo com o aumento das violência, dos acidentes e do consumo de drogas nessa época.
    Parabéns pelo blog e contimuo aqui acompanhando vocês. Adorei o countdown do site. Bjos.
    Eloisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eloisa,
      Realmente são poucas as pessoas que curtem como nós o carnaval sem carnaval. Acho até que em números os brasileiros são a maioria em não curtir, o problema é o grande número de estrangeiros que lotam o país nessa época do ano atrás do que eles mais conhecem do Brasil, o carnaval. Afinal, é essa a propaganda turística do Brasil aqui fora. Bom, pelo menos nós conseguimos curtir ao nosso modo, e com um toque a mais de paz na mídia e no dia a dia... hehe
      E, estamos em contagem regressiva sim, legal que vc gostou...hehehe
      Saudades imensas da família!
      Bjo grande

      Excluir
  2. Ainda bem,que são poucas as pessoas ,que fazem do carnaval uma data comemorativa.comemoram oque?Morte,drogas,agressões. No fim ainda a contagem dos mortos , família infelizes e miséria .Pois,a tanta coisas importantes para ser feito,do que ficar incentivando a violência,drogas e todo esse agito....Nosso país,tem muitas coisas melhores e boas ,para mostrar e aproveitar para descansar entre familiares e amigos.Esse blog,é show pois esclarecem bem a origem do carnaval e muitas orientações,que com certeza como eu não sabia sua origem.Parabéns!!!! Mais uma vez ,seus blogs ,sempre trazendo muitos conhecimentos e uma verdadeira enciclopédia livre e acompanhada de muitas pesquisas e estudos...Grande beijos adoramos tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário...
      E com certeza nosso país tem muito mais o que mostrar além do carnaval. Uma pena que os resultados dessas festividades sejam tão devastadores, mas essas consequências ainda não são o suficiente para que as coisas sejam mudadas, infelizmente!!!
      Bj grande continue nos acompanhando...

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog. Estamos em um país com necessitades extremas para melhorias na Saúde, Educação, Segurança, moradias, entre inúmeras outras prioridades que poderiam ser citadas aqui.Muito pouco se faz em relação aos quisitos apontados e a desculpa normalmente é a falta de verba. Para o Carnaval a verba Pública sobra, e pasmem é aplicada nas escolas de samba e em seus desfiles. Para a Saúde, Educação, Segurança. Moradias (Minha Casa Minha Vida - Prédios a ponto de cair meses após a entrega), a verba também existe,havendo apenas uma pequena diferença: A FALTA DE VERGONHA NA CARA DOS GOVERNANTES PARA FAZER ESSES RECURSOS CHEGAREM AOS SEUS DESTINOS NO MESMO VALOR EM QUE FORAM LIBERADOS E SEREM APLICADOS DE FORMA TRANSPARENTE, PARA QUE O POVO POSSA VER ALGUMA EVOLUÇÃO QUE VISE O FUTURO DE UM PAIS TÃO MAJESTOSO COM O BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, as prioridades em nosso país são enormes e desproporcionais as festividades que levam milhões e milhões de dinheiro da saúde, educação, segurança e etc... Não digo que o carnaval deveria ser extinguido, até porque isso seria bastante radical e difícil, mas que pelo menos os gastos deveriam ser bruscamente reduzidos. E que nosso Brasil seja conhecidos pelo país da consciência e dos valores morais e sociais!!!!
      Bj grande, e muito obrigada por compartilhar sua opinião muito válida!

      Excluir
  4. Muito bom comentário.Por incrível que pareça,as pessoas estão tomando consciência de suas prioridades.BBB,carnaval,e,pasmem,até o futebol,estão sendo peneirados.Onde há somas vultosas de dinheiro,a corrupção fica latente.Nas pesquisas de opiniões,graças a Deus,estão aparecendo o que o povo quer mudar.Uns poucos,ainda insistem e se beneficiam com as coisas as avessas.A ficha limpa foi aprovada.Já é um grande passo.Brasil,o país do futuro,que para mim é hoje.Descansar nestes festejos,é tudo de bom.A mídia tenta vender outra imagem.E a páscoa vem aí.Tanta coisa tem que ser mudada.Esse comércio galopante.Estamos aprendendo.Verdadeiro espírito disso,verdadeiro espírito daquilo.Tudo que for verdadeiro,só edifica.Carnaval,sem carnaval,é verdadeiro e edifica.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os furos da peneira terão de ser reduzidos para que os resultados sejam mais efetivos.... Claro que se esses resultados já estão aparecendo, temos q valorizá-los e torcer para que logo tenhamos mais. E com certeza o futuro é o hoje!!!!
      As mudanças começam pelo nosso exemplo, e se já sabemos curtir um carnaval sem carnaval, quem sabe o nosso próximo possa ver o quanto é gostoso esse momento de relax em família...
      Bjosss milll, obrigada pelo comentário!

      Excluir