segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Gloucester: À procura de neve


Duas semanas atrás acordei numa manhã cinzenta de terça-feira, sem olhar muito pela janela e fui fazer meu café da manhã. Sempre enquanto espero a água ferver eu paro na porta para olhar para o jardim dos fundos e ver a temperatura no termômetro da rua. Foi quando eu reparei que pequenos flocos brancos estavam caindo do céu. Subi as escadas correndo pra acordar o Alexandre, abri as cortinas do quarto e disse: vamos pra rua pegar uma neve!!!
Não durou muito e a neve parou de cair, nem acumulou muito nas ruas. A neve foi pouca, mas a sensação foi muito boa!
Durante toda semana que passou fiquei averiguando os sites de previsão do tempo, e dando uma atenção especial para as cidades ao oeste da Inglaterra, pois as chances de neve para essa região eram maiores. Então, a previsão de sábado era neve, com 80% de chance para a cidade de Gloucester, condado de Gloucestershire. Lá vamos nós!!!!
Acordamos não muito cedo, pois a viagem não é muito longa, não dava nem 1h de trem e também porque queríamos nos despedir de nosso home mate francês Loic que estava voltando pra casa.
Bom, Bristol Temple Meads para Gloucester - 53min de trem, chegamos já era passado do meio dia, estava bem frio 0°C com sensação térmica de -4°C, mas não estava nevando. Compramos um mapa da cidade na estação e fomos fazer nosso passeio turístico.
A cidade Gloucester encontra-se próxima ao País de Gales e ao Rio Severn. Tem aproximadamente 124.000 habitantes, e características de cidade interiorana, porém bem desenvolvida. É famosa pela sua majestosa catedral, onde foram gravados os filmes Harry Potter, e onde foi nossa primeira parada. Já estivemos em várias catedrais durante nossos passeios, mas essa realmente tem uma estrutura incrível. Datada de 678 AD pouco se sabe sobre as comunidades ou as estruturas utilizadas pelos crentes durante essa era. Na época Normanda a catedral era um mosteiro. Na Idade média foi ampliada sobre as ordens de Henrique III que foi coroado na mesma igreja com idade de 9 anos. Rei Edward II foi sepultado lá no ano de 1327, um dos acontecimentos mais importantes para o lugar. Em 1540 o Rei Henry VIII ordenou que os mosteiros fossem fechados, assim não mais comunidade dos monges e sim Catedral de Gloucester, a sede do Bispo. Os séc. 16 e 17 foram bastante tumultuados, tendo até movimento em tentativa de demolir a Catedral, porém ela foi salva pela intervenção dos burgueses e do prefeito de Gloucester, e está até hoje na sua mais magnifica estrutura.
Nosso passeio pela catedral durou mais ou menos 1h, fomos muito bem recebidos pelos guias da catedral. Não é obrigatório pagar a entrada, mas deixa-se uma doação se quiser.
Na entrada fomos avisados que não poderíamos entrar na nave da catedral, pois estava sendo gravado um filme no momento, mas poderíamos andar por todas as outras partes. Na realidade, isso nem foi tão ruim, pois o tempo que levamos para fazer toda a visita na catedral quando voltamos para a parte da nave eles já estavam desmontando as aparelhagens da gravação e pudemos dar uma boa olhadinha por lá, mas não ficamos sabendo o que estava sendo gravado. L Será que era o Harry Potter 9??? Rsrsrsrs. Pausa para um chocolate quente para esquentar um pouquinho por dentro, pois por fora estava frio demais da conta!!!
Para nossa surpresa quando saímos da catedral estava nevando... yayyyyy!!! Acertamos na cidade.
Percebemos que o movimento de famílias nas ruas começou a aumentar, acho que todos queriam fazer o seus bonecos de neve que ficaram em dívida no natal.
Não fizemos um roteiro de passeio, fomos apenas descobrindo as coisas pelo caminho, as cidades da Inglaterra são muito bem sinalizadas, então não tem como se perder...
Próximas descobertas, Folk museum, St Nicholas Church, King Charles II Statue, Bishop Hooper’s Monument e Historic Docks. Falando um pouquinho sobre as docas, elas foram abertas oficialmente em 26 de abril de 1827, entre os disparos de fogos e ao som de badalos dos sinos das igrejas (posso imaginar a cena). Uma enorme multidão assistiu a entrada dos dois primeiros navios na bacia. Hoje é um dos destinos mais populares de Gloucester com muitos restaurantes e pubs, e reserva uma bela vista do canal e um notável exemplo de entrada vitoriana. Lá também é o ponto de partida para alguns passeios pelo canal e alguns mais longos entre o canal e o Rio Severn. É também nas docas que está localizado o Waterways Museu, conhecido como Museu Nacional de Hidrovias, que caracteriza a vida nas vias navegáveis da Grã-Bretanha. Na extremidade norte da Victoria Dock está o Soldiers of Gloucestershire Museum, que conta a história da vida, viagens e serviços dos homens da região ao longo dos últimos 300 anos.
Foi nessa região das docas que tivemos a nossa mais bela paisagem durante nosso passeio. Ao chegarmos no local, tudo estava totalmente coberto pela neve. O canal estava congelado, as aves estavam estáticas sobre as águas, e os flocos brancos caiam com mais intensidade. Começamos a nossa diversão, guerrinha de bola de neve, claro sem correr muito, pois a qualquer descuido a queda seria inevitável. Fizemos nosso pequeno boneco de neve, e não foi nada fácil não, pois o vento estava cada vez mais forte, a neve estava aumentando e o frio estava literalmente congelante. Aproveitamos mais um pouco do visual e fomos para outras descobertas. Mariners Church e St Mary de Crypt Church (construída em 1100, serviu como fábrica de munições na primeira guerra civil). E nosso passeio terminou com um cafezinho no Costa Coffee. Um retorno bem gelado e bastante satisfeito, pois nossa escolha foi perfeita. Ao chegarmos em Bristol descobrimos que lá também tinha nevado, mas foi muito pouco, tanto que as ruas já estavam sem neve.
Ainda continuamos na torcida para mais um pouquinho de neve, temos um desempate na guerra com bolas de neve e um super SNOW MAN pra fazer!!!
XX 
Até
P.S.: No final do post coloquei um vídeo que mostra as partes exatas da catedral que aparecem nos filmes do Harry Potter, a partir dos 50seg. Enjoy it!!!

Gloucester Cathedral




Fonte do jardim da catedral congelada pelo frio... brbrbrbrbr


















Ruas de Gloucester, ao fundo a torre da St Nicholas Church



Bishop Hooper’s Monument





Historic Dock's













Marine's Church




St Mary de Crypt Church








5 comentários:

  1. Que delícia de passeio. Com certeza o encanto de morar na Inglaterra é conhecer essas pequenas cidades. O castelo deve ser maravilhoso. E aproveitem o frio. Com certeza a neve vai deixar saudades. Beijos para vocês e continuo acompanhando as aventuras do casal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloisa, a Inglaterra tem uma magia muito grande... A história é muito conservada e é isso que incentiva as pessoas a conhecer mais!!! Sentiremos saudades de tudo!!! Espero que vc esteja aproveitando ao máximo aí tb... bjo grande

      Excluir
  2. Filha!Que beleza tudo isso!Ainda mais com a neve presente.Se cuidem com este frio belo e perigoso.Breve falaremos mais sobre tudo.Papis com saudades.Desejo para vocês plena realização nestes belos lugares.Imponentes catedrais e prédios.Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, logo estaremos por aí contando todas essas grandes e maravilhosas experiências ao vivo e a cores... E vai ser demais!!! Amamos muito!!! Bjossss millll

      Excluir
  3. Muito Interessante e Bonito. Parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir