quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Rainha Elizabeth II – Jubileu de Diamante



 A história da Grã-Bretanha é muito rica e interessante de se estudar. Para os menos interessados em se aprofundar, até mesmo aprender através de filmes é interessante. Desde que chegamos na Inglaterra, fizemos um pouco de tudo, lemos alguns livros, olhamos artigos na internet e assistimos muitos filmes.
Não sei quanto às outras pessoas, mas quando estamos visitando  algum lugar que tenha uma história cultural diferente da nossa, nos sentimos instigados a saber mais sobre aquela cultura e sobre a história dos antepassados.
E foi esse um dos motivos que me fez escrever este post. O outro foi a grande movimentação na imprenssa inglesa em torno da comemoração dos 60 anos de coroação da Rainha Elizabeth II.
Elizabeth Alexandra Mary, é a filha mais velha do Rei George VI e da Rainha Elizabeth (Rainha mãe). Nascida no bairro de Londres conhecido como Mayfair no dia 21 de abril de 1926, como neta de soberano adquiriu o título de Princesa da Grã-Bretanha, recebendo o título de sua alteza real. Era a princesa Elizabeth de York, quando nasceu, terceira na linha sucessória, atrás do seu tio Edward, Príncipe de Gales, e do seu pai. Apesar do seu nascimento gerar um grande interesse público, não era esperado que ela se tornasse rainha, pois o Príncipe de Gales era jovem e ele assumiria o trono e teria filhos, fazendo assim sua linha de sucessão.
Em 1936 quando a princesa tinha 10 anos seu avô paterno, o Rei, morreu, e o seu tio Edward o sucedeu. Assim, Elizabeth tornou-se a segunda na linha de sucessão atrás de seu pai. Após um ano de reinado, entre muitas crises e polêmicas, o Rei Edward, abdicou o trono ante a não aceitação da família real ao seu casamento com a socialite Wallis Simpson, uma americana divorciada, gerando uma crise constitucional.
Coroação de George VI, pai de Elizabeth
O pai de Elizabeth tornou-se rei e ela como primogênita tornou-se a herdeira do trono. Quando nos anos de 1937 e 1939 o Rei e a Rainha mãe viajaram para Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA, Elizabeth assumiu como Rainha, porém, por se achar muito nova não realizou nenhuma aparição pública.
Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth e sua irmã mais nova mantiveram-se junto com o Rei e a Rainha no Castelo de Windsor. Foi quando Elizabeth fez sua primeira transmissão via rádio no programa “Children Hour” da BBC, aos seus 14 anos. Ela disse:
“Nós estamos tentando fazer de tudo que é possível para ajudar os nossos bravos marinheiros, soldados e aviadores, e nós estamos tentando também apagar a tristeza e perigo da guerra. Nós sabemos, cada um de nós, que no fim tudo ficará bem.” 
Em 1943, aos 16 anos, Elizabeth fez sua primeira aparição em público sozinha aos “Grenadier Guards” (Tropas de Infantaria de Elite), onde dois anos depois ela ingressou como uma honorária Segunda Subalterna e foi treinada como motorista e mecânica, dirigindo caminhão militar, e foi promovida a Comandante Junior 5 meses depois. Hoje ela é a última Chefe do Estado viva a servir uniformizada na Segunda Guerra Mundial.
Casamento de Elizabeth e Phillip
Casou-se no dia 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster, com Phillip, Duque de Edimburgo. Em 14 de novembro de 1948 deu à luz a seu primeiro filho, Príncipe Charles de Edimburgo, e depois tiveram mais três filhos: Anne, Princesa Real, Andrew, Duque de York, e Edward, Conde de Wessex. A Casa Real deveria levar o nome do Príncipe Philip, Mountbatten, porém a Rainha Mary (avó de ElizabethII) e o Primeiro Ministro Churchill favoreceram que o nome de Windsor fosse mantido. Porém o Duque reclamou: Eu sou o único homem no país que não pode dar seu nome aos seus filhos". Em 1960 foi decretado que os descendentes da Rainha Elizabeth II e do Rei Phillip teriam o sobrenome de Mountbatten-Windsor, assim satisfazendo a vontade do Duque.
No dia 06 de fevereiro de 1952 o Rei George VI, pai de Elizabeth morreu, e então Elizabeth foi proclamada Rainha. Quando foi perguntada qual seria seu nome real, ela respondeu: “Elizabeth, é claro”. Como sua mãe também se chamava Elizabeth, seu título ficou Rainha Elizabeth II. A coroação foi realizada na Abadia de Westminster no dia 02 de junho de 1953, a cerimônia inteira foi filmada e televisionada, exceto a unção e a comunhão. Mais de 20 milhões de britânicos assistiram a coroação pela TV e na América do Norte mais ou menos 100 milhões de pessoas.
Coroação da Rainha Elizabeth II
Nos anos de 1953/54 fez uma turnê pelo mundo em 6 meses, tornando-se a primeira soberana reinante a circunavegar o globo terrestre, e a primeira monarca da Austrália, Fiji e Nova Zelândia, há visitar essas nações.
Nas décadas de 1960 e 1970, a Rainha viu a aceleração da descolonização da África e do Caribe. Aproximadamente 20 países ganharam independência do Reino Britânico.
Em 1977, Rainha Elizabeth chegou aos seus 25 anos de reinado. Muitas festas e eventos aconteceram pelo país, mostrando a popularidade da Rainha, fazendo-se esquecer da onda negativa de notícias que corriam em volta do divorcio de sua irmã Margaret.
Em 1991, em sequência da vitória dos EUA na Guerra do Golfo, ela se tornou a primeira monarca britânica a discursar numa sessão do Congresso dos Estados Unidos.
O ano de 1992 foi chamado pela Rainha como “annus horribilis”. Em março seu filho Andrew separou-se de Sarah, Duquesa de York. Em abril, sua filha Anne, Princesa Real, divorciou-se do Capitão Mark Phillips. Durante sua visita à Alemanha, jogaram-lhe ovos, como demonstrações raivosas em Dresden, e em novembro o Castelo de Windsor sofreu grandes avarias após passar por um incêndio.
No fim de 1995, Princesa Diana e o Príncipe Charles divorciaram-se. E um ano após o divórcio, em agosto de 1997, Diana morre em um acidente automobilístico em Paris. A Rainha nunca havia passado por desaprovações do público, mas em 1997 quando ela e os outros membros da família não se manifestaram por 5 dias após  a morte da princesa Diana, ela sofreu grandes críticas do povo e da mídia. A Rainha e a família real foram extremamente criticados, e a cada momento que se passava a pressão da mídia aumentava.
O tablóide The Sun publicou um editorial que resumia o clima no Reino Unido na época:
Onde está a nossa rainha quando o país precisa dela? Ela está a 550 milhas de Londres, a concentração da tristeza da nação. Seu castelo em Balmoral está o mais longe o possível do oceano de flores que está se formando em volta das propriedades reais (...) Vamos deixar Charles, Willian e Harry chorarem juntos nas solitárias colinas escocesas. Nós podemos entender. Mas o local da Rainha é com o povo. Ela deve voltar imediatamente e aparecer no balcão do palácio real".
Embora alguns membros da família real tivessem aparecido em público neste meio tempo, a Rainha continuava com sua família em sua casa de campo em Balmoral, e a sua intenção era ficar por lá até o último momento. Porém devido à pressão, da mídia, do povo e também de alguns de seus ministros ela acabou retornando, fazendo um discurso à nação ao vivo pela BBC, coisa incomum, e a bandeira hasteada no palácio foi rebaixada, quebrando o protocolo real.
Dia 29 de abril de 2011, uma multidão se aglomerou aos redores do Palácio de Buckingham e da Abadia de Westminster para assistir ao casamento do Príncipe Willian, Duque de Cambridge e Catherine “Kate” Middleton. O casamento também foi transmitido pela TV para todo o mundo com uma audiência de 36,7 milhões, isso só fora do Reino Unido.
Hoje têm-se uma expectativa muito grande em torno da possibilidade do Príncipe Charles abdicar o trono para que o Príncipe Willian assuma, mas são apenas especulações. Mas com certeza a aceitação do povo ele já tem.
A rainha permanece hoje como uma Chefa do Estado bastante respeitada e amada. Porém, sua família e ela ainda sofrem com pressão dos jornais britânicos.
Em 2002, ela comemorou o jubileu de ouro, marcando 50 anos de reinado. O ano foi marcado por um grande tour nos reinos de comunidade Britânica, incluindo numerosos desfiles e concertos oficiais. Em junho(2002) foi realizado a famosa “Party at the Palace”, um show com diversos músicos famosos das ilhas britânicas em homenagem a rainha.
E este ano no Jubileu de Diamante não será diferente, uma grande festa está sendo preparada para o primeiro final de semana de Junho, que será alongado em dois feriados, um dos quais foi criado especialmente para esta ocasião. O domingo será o dia para os acontecimentos mais populares, uma frota com mais de 1000 barcos navegará pelo rio Tâmisa, um deles encabeçado pela Monarca, seguido por festas nas ruas, com presença quase confirmada de Paul McCarteney para um dos shows. Na terça-feira, feriado do jubileu, sairá um cortejo em carruagem real até a St Paul Cathedral onde será realizado um serviço religioso em homenagem a Rainha. Eventos do Jubileu de Diamonte
E este é o site para você consultar os variados souvenirs em comemoração ao “Jubilee Diamond”: Souvenirs do Jubileu
Infelizmente não estaremos por aqui para presenciar este momento, mas seremos um dos milhões de telespectadores assistindo a este momento histórico, o mais legal de tudo, junto com nossa família.

Termino esse post com um trecho do Hino Nacional Britânico, que em particular acho muito bonito:
               
“God save our gracious Queen,
Long live our noble Queen,
God save the (our) Queen.
Send her victorious,
Happy and glorious,
Long to reign over us:
God save the Queen.
O Lord, our God, arise,
Scatter thine (or her) enemies,
And make them fall.
Confound their politics,
Frustrate their knavish tricks,
On thee our hopes we fix:
God save us all.”
“Deus salve nossa graciosa Rainha,
Longa vida à nossa nobre Rainha,
Deus salve a (nossa) Rainha;
Que a faça vitoriosa,
Feliz e gloriosa,
Que tenha um longo reinado sobre nós
Deus salve a Rainha.
Ó Deus, nosso Deus, vem
Dispersa seus inimigos
E faze-os cair.
Confunde sua política,
frustra seus truques fraudulentos
Em ti depositamos nossa esperança
Deus salve a todos nós.”

P.S.: A Rainha é a única pessoa que não canta o hino, pois afinal o hino é feito pra ela!!! Observem no vídeo abaixo... Enjoy it!!!
Hino:

Homenagem a Rainha Elizabeth II - Jubileu Diamante: (Vale muito a pena assistir)


6 comentários:

  1. Comentário muito interessante e oportuno. Parabéns. BJS

    ResponderExcluir
  2. Ôbaaa!
    Vou estar aí pra poder ver as comemorações do Jubileu Diamante!
    Com certeza será uma festa muito bonita. Adorei saber os detalhes!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Silvia vc será uma das felizardas em comparecer a esta comemoração!!! Espero que vc aproveite bastante, pois tenho certeza q será inesquecível...
      Bj grande
      P.S.: Não esqueça de CURTIR nossa página no Facebook, tem sempre as novidades e atualizações do blog.

      Excluir
  3. Aqui neste Post encontramos a Cultura Inglesa, aliada a inteligência e criatividade Brasileira da Fernanda. Parabéns. BJS

    ResponderExcluir
  4. Quantos detalhes de um povo e sua cultura política.Reis e rainhas.Gostei muito deste hino,em que,um povo pede a Deus proteção a seus governantes.Indiretamente,esta proteção estará estendida a toda a nação.Muito esclarecedor este blog.Beijos filha.Até breve.

    ResponderExcluir