sábado, 3 de março de 2012

National Health Service – Serviço Nacional de Saúde


Achei que valia muito a pena escrever sobre o sistema de saúde aqui na Inglaterra, já que quando necessitamos dele fomos muito bem atendidos e com agilidade. Ficamos bastante satisfeitos com o seu método de funcionamento.
NHS (National Health Service) é o nome utilizado para o sistema de saúde público, fundado em 5 de Julho de 1948, tem 40 anos há mais que o nosso conhecido SUS. Usualmente atende 1 milhão de pacientes a cada 36 horas, emprega 1,3 milhões de pessoas e é considerado uma das maiores estruturas de saúde pública do mundo. E apesar do NHS ser criticado pela mídia britânica, a população inglesa se mostra bastante satisfeita com o atendimento recebido.
O sistema de saúde privado manteve-se paralelo ao NHS, e é pago por grande parte dos seguros privados, mas é utilizado por menos de 8% da população. O mais famoso deles é o Bupa, porém antes de aderir a qualquer plano particular certifique-se de que não tem direito ao NHS, já que na maioria das vezes ele vale mais a pena.
Quem tem direito a utilizar o NHS?
  • Residentes legais com residência permanente;
  • Estudantes matriculados em curso de no mínimo 15 horas semanais e com visto de estudante válido por mais de seis meses, e seus familiares;
  • Solicitantes de asilo;
  • Refugiados, e
  • Pessoas com permissão de trabalho. 

Turistas e estudantes estrangeiros com menos de seis meses de curso não tem direito ao NHS, e devem providenciar um seguro de saúde internacional antes de deixar o seu país, para cobrir seus eventuais gastos com despesas médicas.
Qualquer pessoa, até mesmo as sem seguro ou em situação irregular, tem direito ao atendimento de emergência gratuito em qualquer hospital, caso sofram um acidente ou estejam passando mal. Porém, se o problema for considerado grave e necessite de internação, provavelmente a conta terá de ser paga no final. Quem não sabe falar inglês, ou tem dificuldade de entender pode pedir um tradutor que o ajude a explicar os seus sintomas ou situação pela qual está passando.
Quando não se tem condições para locomoção em algum atendimento de emergência, basta discar 999 e uma ambulância irá buscar e transportar para o hospital mais próximo.
Para utilizar o NHS, é necessário fazer o registro. Então, assim que chegar na cidade de destino e tiver seu endereço fixo, procure o GP (General Practicioner) mais próximo e faça seu cadastro. O modo mais fácil de encontrar o GP mais próximo de sua casa é entrando no site do NHS e digitar o seu postcode (CEP). Com seu passaporte em mãos, seu registro de imigrante e um comprovante de residência, vá até o seu GP e registre-se.
Depois disso, as portas do NHS estão abertas para você. Se necessitar de atendimento é só ligar ou ir até o seu GP para marcar. A consulta será agendada para alguns dias. Se necessitar de exames, estes também serão providenciados com a mesma agilidade. Os históricos são enviados pelo correio, como consultas, exames e etc. Lembrando que os exames, não é você quem marca e sim o seu próprio médico, e ele mesmo te liga para dizer para quando este foi marcado. Particularmente eu adorei essa proximidade, disponibilidade e responsabilidade do médico com seu paciente.
A consulta é sempre realizada pelo GP (seu médico da família ou clínico geral). Se for necessário avaliação de um especialista, este fará o encaminhamento. Caso necessite de remédios, o GP ou o médico especialista te dará a receita médica necessária. Em geral, idosos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com baixo rendimento, não pagam pelos medicamentos, logo verifique se você é isento. A taxa para cada receita é fixa £ 7,20, isto quer dizer que você nunca paga mais que isso por uma medicação, com receita médica.
Quanto às farmácias, a maior delas é a Boots que está presente em todo o país. Embora nem sempre seja a de melhor preço, sempre terá tudo o que você precisa.
Tanto eu como o Alexandre fomos muito bem atendidos no nosso GP. Principalmente o Alexandre, que teve cólica renal e fez tomografia e outros exames, sem gastar nenhum “pound” e sem esperar nenhuma semana depois da primeira crise.
No meu caso, o NHS tem um programa que se chama “Cervical Screening Programme” – Programa de triagem cervical. Toda a mulher com idade entre 25 e 64 anos está convidada a participar. Nesta idade, o assunto saúde da mulher gira em torno de HPV e câncer de colo do útero. Com esse programa eles buscam a prevenção ou a descoberta prévia de alguma doença. Então, recebi em casa um agendamento para fazer o exame, achei de extrema valorização a Saúde da Mulher e serve como exemplo. Como enfermeira, sei como funciona o sistema de Saúde da Mulher no nosso país, também sei que toda a mulher tem que fazer o preventivo do câncer do colo do útero, mas infelizmente não é como aqui que o seu agendamento vai até sua casa, sem você pedir pelo mesmo, e depois o resultado chega em casa, com uma carta adicional do médico explicando em uma linguagem simples o resultado do exame. Assim se tem o incentivo e o controle de todas as mulheres dessa faixa de risco, sem ter filas para agendamento ou em busca pelo resultado. E se existem dúvidas, com certeza você terá um agendamento com seu médico para muito em breve.
Organização, promoção, prevenção, manutenção, incentivo e qualidade na saúde – a gente vê por aqui!!!  

Espero que tenham gostado de saber como funciona a saúde na Inglaterra...
Até o próximo post

6 comentários:

  1. Valorização e cuidado com o nosso patrimônio maior,que,é nossa saúde.Muito bom esse sistema.Os entraves,como interesses multimilionários,ainda estão atrapalhando e prejudicando o nosso SUS,que,gasta mais do que arrecada.Aplausos para os médicos que se dedicam a esta profissão tão nobre.Enfermeiros tbém dedicados.Há muito a ser feito,nesta área.Porque não imitar as coisas boas?Hoje conta-se com a sorte em alguns atendimentos supersaturados.Paga-se caro em outros casos.Remédios estão nas mãos dos contraventores.Devemos acreditar que vai melhorar,ou,não adoecer?Saúde é o que interessa o resto não tem pressa.Saúde para todos.Bjos e saudades.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí... Vamos seguir os bons exemplos!!! Se o primeiro passo depender de nós ele será dado, não importa em qual situação, pois tudo que incentiva para o bem estar e o melhor da população é sempre bem vindo!!!! Vamos fazer a nossa parte!!!
    Bjos saudades

    ResponderExcluir
  3. Oii, tenho acompanhado seu blog, acho muito legal! eu to indo em maio pra uma jornada semelhante, vou fazer meu doutorado sanduíche por um ano em Cardiff, hoje chegou meu passaporte carimbado em casa, consegui o visto na categoria Tier 5 como trabalho temporário, vou ser uma pesquisadora visitante, então só está me faltando ver a questão do seguro saúde, pq o cnpq não quer pagar, então queria saber se por acaso vc sabe se eu posso usar o NHS, tenho lido mas sempre sobra uma dúvida...parabéns pelo blog...abraço
    Vannia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania,
      Fico muito contente por vc estar acompanhando o blog, e espero poder ajudá-la.
      Bom, primeiro quanto ao seu Visto (Tier 5), o único problema que sei sobre esse Tier é que se vc alugar algum imóvel, terás de pagar as famosas taxas, impostos (Council Tax), que aqui não são muito baratas. No nosso caso viemos com Tier 4 de estudantes, acadêmicos(mesmo visitantes). E quanto a Saúde, você não precisa se preocupar, no Reino Unido não precisa de seguro saúde, pois a saúde é de graça. Você terá direito. É por isso que o CNPq não paga.
      Acho que é isso então...
      Se tiver mais alguma pergunta pode fazer, será um prazer ajudá-la!
      Abraço

      Excluir
    2. Oi
      Eu fiquei na dúvida pq meu visto, inclusive ta escrito no meu entry clearance "no recourse to public funds", não sei se o NHS se incluiria nisso e um cara que está na Inglaterra disse que o NHS não está mais cobrindo assistência para estrangeiros...obrigada pela resposta!
      abraço

      Excluir
    3. Oi Vannia,
      No nosso visto tb está escrito que não temos direito a "recursos de fundos público", porém creio eu que a saúde não incluído neste item, pois estamos aqui a 10 meses e usamos sempre que precisamos o NHS e também quando chegamos não tivemos nenhum problema em fazer nosso cadastro.
      Aqui é o site do NHS de Wales, http://www.nhsdirect.wales.nhs.uk/ se vc quiser ir dando uma olhadinha pra se familiarizar, e eu vou procurar me informar sobre mais alguma coisa, mas não ouvi nada sobre essa mudança na assistência à estrangeiros.
      Ok... Se tiver tido alguma alteração volto aqui para te explicar!!! A principio nada mudou, e vc tem direito sim, ao NHS.
      Abraço

      Excluir